O escritor e especialista político Vanderlei Soares, que é bastante conceituado na Região Litoral Norte e Agreste Baiano, em mais de uma de suas visitas pelo interior, ele novamente observou o cenário político do Município de Rio Real, baseado em sua experiência e análise, onde ele avalia como um "fenômeno" da política.
A atual Vice e agora Pré-Candidata Prefeita Joseane Guimarães (Avante), tem mostrado sua força mesmo sem ter um agrupamento político consolidado.
Segundo Vanderlei, Joseane tem mantido o seu nome em alta, onde ele acredita que um dos fatores são os 20 anos de serviços prestados no Município, e que mesmo diante de um cenário de até 5 Pré - Candidatos, ainda assim seu nome tem uma grande preferência popular.
"Na Região, Joseane tem sido o fenômeno da política, pude perceber nas minhas visitas constantes no Município. Posso afirmar com toda convicção que ela tem uma estratégia política diferente de todos os Pré - Candidatos, e é isso que está mantendo nome dela em alta", disse Vanderlei.
Ainda segundo ele, há uma rejeição muito grande do Pré - Candidato Nino de Zé Bonfim, que tenta a sucessão do seu tio e Prefeito Carroça. Essa rejeição teria sido herdada do governo do atual gestor, já que 4 anos de mandato tem um desgaste natural, avaliou o especialista.
No cenário atual, os nomes que se apresentaram para concorrer ao cargo no poder legislativo são os de Joseane, Mazinho do PT, Nino de Zé Bonfim, Orlando do Banco e Jan da Laranja.