O SENAI Bahia e a BYD Auto do Brasil assinaram, nesta sexta-feira (12), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador, um protocolo de intenções para cooperação em projetos nas áreas educacional, tecnológica e científica, em parceria com o governo da Bahia.
Na ocasião, o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Davidson Magalhães, falou sobre a importância da parceria do SENAI Bahia com a BYD para a ampliação dos espaços de qualificação profissional no estado da Bahia.
"Essa é uma iniciativa importante do SENAI e da FIEB, que estão alargando os espaços de qualificação profissional para absorção dos baianos pela BYD. O Estado já tinha tomado essa iniciativa em março e iniciamos uma turma de 500 pessoas com quatro tipos de qualificação específica, especialmente vinculado à produção de carros elétricos. Isso também foi negociado com o BYD e a primeira turma deve terminar no mês de agosto. Então são 500 pessoas. Com esse convênio que está sendo estabelecido aqui hoje, você abre a perspectiva de qualificação de baianos e bainas", disse o secretário.
O secretário enfatizou que é necessário um processo de requalificação acelerado para que as pessoas contempladas com a formação estejam prontas para as vagas de trabalho que serão oferecidas pela BYD.
"É muito importante porque a BYD espera cerca de 10.000 pessoas. Então precisamos fazer um processo de qualificação acelerado, principalmente para as pessoas que moram na Bahia, para que elas sejam absorvidas por esse mercado de trabalho que vai se abrir através da BYD", concluiu.