O Município de Rio Real vem sofrendo pela falta de oportunidades na área de trabalho e também pela pouca valorização na mão de obra contratada, onde boa parte dos empresários chegam a pagar menos de um salário mínimo para os funcionários.
Essa situação vem sendo um dos principais motivos para que muitos migrem para outras regiões do país em busca de melhorias na vida, tendo como principal destino o Estado de Santa Catarina que vem tendo uma crescente na busca por mão de obra em outros Estados, já que a é praticamente inexistente determinados serviços no respectivo Estado.
Segundo um levantamento de Dados Estatísticos, mais de 4 mil pessoas saíram do Município de Rio Real de 2020 a 2023 para outras regiões do país em busca de oportunidade, e boa parte delas para o Estado de Santa Catarina, em especial a cidade de Urussanga, que tem pouco mais de 20 mil habitantes.
A cidade de Urussanga, que tem como ponto forte a empresa Alumasa, que é responsável pela produção de materiais de portas de alumínios e vidros, também algumas empresas de fabricação de vinhos e colheitas de uvas.
Em entrevista com o analista Carlos Barbosa, ele afirma um dos principais motivos para a decadência de oportunidades em Rio Real é a entrada do Milho e a diminuição da colheita da Laranja, uma vez que o milho já é feito todo o trabalho através de máquinas agrícolas que acabam sacrificando a mão de obra humana, e por esse motivo os citricultores estão cada vez mais partindo para esse tipo de produção. O analista ainda afirmou que faltou também mais jogo de cintura da gestão municipal em criar mecanismos para incentivar empresas a se instaleres do Município e tirar mais a dependência da citricultura, já que mais de 30% da economia gira em torno dela.
Hoje o maior empregador do Município é a própria Prefeitura, que emprega mais de 2 mil funcionários de forma direta e indireta.