Segundo o especialista em marketing político, eleitoral e digital, o estrategista Nerivaldo Ferreira, marqueteiro de diversas campanhas e consultor político de diversos prefeitos, o posicionamento político do ex-prefeito Orlando do Banco foi positivo do ponto de vista do cenário local.
Orlando do Banco apoiou ACM NETO no primeiro turno e no segundo deixou NETO para apoiar Jerônimo Rodrigues do PT.
Em Rio Real Jerônimo teve cerca de 4 mil votos a mais do que teve no primeiro turno. Se esse número a mais se deu pelo fato de Jerônimo ter tido o apoio de Orlando ou não o crédito ficou para ele que já foi convidado para participar de um jantar no palácio do governo em salvador com o Governador Rui Costa, O Governador Eleito Jerônimo Rodrigues, e todas as lideranças que contribuíram para a vitória de Jerônimo no segundo turno.
O marqueteiro disse que Orlando acertou no posicionamento político ao se posicionar na hora certa. Partindo do princípio bíblico de que é dando que se recebe, a votação que Jerônimo teve no segundo turno em Rio Real impressionou o governo que já o convidou para um jantar o reconhecendo como importante liderança política.
Se tudo que faltava a Orlando era força política para ajudar a resolver aquela situação da justiça, depois desse posicionamento político tudo pode estar sendo resolvido, afinal de contas: “é dando que se recebe”.